Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

tu consegues fazer lindo

tu consegues fazer lindo

24
Fev17

O paciente feroz

Lisié Champier

urso polar.png

Tão bonitinho que apetece apertar. Quem nunca quis um de pelúcia? Agora vê aqui, um pouco da sua verdade…Branquinho, facilmente se camufla na neve. O belo feroz, pensador do Polo Norte é um excelente nadador. O maior carnívoro da terra e naturalmente, o maior dos ursos. 


…Seus relacionamentos amorosos duram no máximo 1 semana, após isso vira solitário, outra vez…

No inverno, o gelo forma uma capa por cima do mar, terreno propício para brincar de esconde-esconde. Sabes com quem? Sua amiguinha, a “foca”…ehehehe (brincadeira), quisera ele, que assim fosse. O nome disso é luta, pela sobrevivência é claro . Alimento que lhe fornece gordura suficiente para uma semana inteira. É capaz de permanecer imóvel por duas horas e quando a foca põe a cabeça fora da água, abocanhá-la com sorte. Nesse jogo, 90% das vezes, sai de mãos vazias.

…Agora entendo, porquê és paciente…

Quando o verão chega, sofre com as temperaturas altas. O gelo derrete e não consegue caçar o alimento predilecto. Na mesma insiste e persiste, com uma adaptação surpreendente para sobreviver, se desdobra em manobras para fugir do calor. Assim inventa outro modo de vida, migra para o continente. Alimentando-se como possível vai sobrevivendo.

…De um urso faminto não se aproximem. Imagina: se for preciso, vira canibal…

...Com 600 quilos e 2,5 metros de altura, suporta temperaturas 40º abaixo de zero e ventos de 120 km/h. É um animal do frio, e está preparado para isso…
…A pele principal é negra e grossa, para atrair melhor a radiação solar e aumentar o calor corporal. De pelo macio e translucido. Só pode ter uma estrutura física abastecida de gordura para aguentar tanto frio.

…Por isso, o aquecimento global, esse sim, lhe causa sofrimento! Muitas vezes morre à custa disso,…mas, ainda há outros que contribuem para a sua extinção.
…Este pedaço triste da história, deixa pra lá, conto noutro dia…

Texto de : Lisié Champier
Fotografia de : Marco Brotto (fotografo brasileiro)

Mais sobre mim

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D